Study - Vestibular

Study -Vestibular
O primeiro organizador de estudos de verdade para Android


Estudar pode ser muito estressante, principalmente quando o assunto é vestibular. Gastamos muito tempo nos livros e não sabemos como vai nosso desempenho.

O aplicativo é um organizador pessoal para estudos fora do período de aulas. Ele possui ferramentas adequadas para se obter um bom desempenho durante os horários de estudos, tais como os cartões de estudos, diário de estudos, e gráficos de desempenho. Tais funcionalidades serão explicadas aqui:

Adicionando uma matéria
Adicionando um conteúdo
Estudando
Cartões de estudo
O que você estudou?
Diário de estudos
- - - - Relatório diário
Gráficos e tabela
- - - - Gráfico desempenho Geral
- - - - Gráfico tempo por dia
- - - - Gráfico exercícios por dia
- - - - Gráfico de matérias
- - - - Gráfico de conteúdos
- - - - Gráfico "o que estudar?"
- - - - Tabela
Finalizando...

Metas




Para melhor exemplificar, vamos criar um personagem:
Joélson, 17 anos que irá prestar vestibular para Engenharia civil. Abre o aplicativo e se depara com a tela do menu principal.









Adicionando uma matéria:

Assim como na sala de aula, a melhor forma de se organizar dados é criando matérias. Aproveitando isso, o aplicativo permite criar a matéria que o estudante deseja estudar e atribuir um valor de prioridade dessa matéria.

Um estudante que tem suas específicas física e matemática, pode atribuir um valor maior de prioridade nessas matérias, que em biologia e história, por exemplo. O valor de prioridade será usado mais para frente na hora de verificar qual matéria o estudante mais precisa estudar.

Voltando ao personagem:
Joélson clica em "+Matéria" no menu principal e uma outra tela se abre. Ele quer adicionar Geografia em sua lista de matérias do Study. Já que vai fazer Eng. Civil, geografia não é o foco, mas Joélson tem um pouco de dificuldade nessa matéria e por isso resolve colocar prioridade 70. 
Após clicar em "Adicionar" a tela volta para o menu.





Adicionando um Conteúdo:

Matérias apenas não bastam. Cada uma tem um leque de conteúdos completamente diferentes entre si. Matemática, por exemplo, pode variar, desde matemática financeira, até formas geométrica. Isso não pode ser classificado como "mesma coisa".

Para isso, Study permite que você adicione quantos conteúdos quiser em qualquer matéria que você adicionou anteriormente. Com isso obtém-se mais precisão dos estudos, oferecendo maior detalhamento para o estudante.

E o Joélson?
Joélson clica em "+Conteúdo" no menu principal e uma outra tela aparece. Ele seleciona "Geografia" como matéria e adiciona "Relevo" como conteúdo, já que teve aula disso pela manhã e gostaria de realizar alguns exercícios para fixar o que aprendeu na sala. 
Depois de clicado em "Adicionar" a tela retorna ao menu.



Estudando:

Durante todo período de estudos um cronômetro será ativado. Ele marcará o tempo exato que o estudante gasta lendo livros, pesquisando na internet ou fazendo exercícios. O estudante pode, além disso, adicionar horas e minutos que ele havia estudado sem o programa, clicando em "+ Tempo".

A partir do momento em que se está estudando, uma gama de outras opções ficam a sua disposição. Ele pode adicionar ou verificar um Cartão de estudo, pode conferir seu diário ou verificar os gráficos de desempenho (tudo isso também é acessível do menu principal), podendo inclusive minimizar o aplicativo em seu aparelho, caso queira ouvir música ou pesquisar vídeos/conteúdos. O estudante pode pausar o cronômetro caso queira fazer um lanche ou dar uma esfriada na cabeça.

A tela do cronômetro conta também com um detalhe na parte inferior. A "Coruja frenética" estará sempre a disposição do estudante, dando concelhos, contando histórias e ditados populares adaptados ao vestibular. Ela é o mascote do aplicativo, vai tentar animar e entreter todos que lerem o que ela quer dizer.




Nosso amigo Joélson:
Joélson resolve estudar. Já no menu principal ele clica no botão "Estudar", seleciona a matéria e o conteúdo. A tela de estudos abre. Joélson agora pega suas apostilas e seu estojo e coloca a mão na massa!



Cartões de estudo

Este é talvez um dos maiores atalhos que o estudante terá na hora de estudar. Com ele podemos tirar uma foto ou selecionar na galeria do aparelho. Isso pode ser feito com anotações da aula, explicações no quadro, colas na prova, fórmulas de matemática, dicas do livro, gráficos da apostila, mapas e muito mais.

Além de adicionar a foto, é possível fazer um comentário sobre ela, caso queira colocar mais anotações. Ao clicar na foto ela abre full screen, e nisso com um breve movimento dos dedos temos as ferramentas de zoom. - Veja as fotos - 

Exemplo:
Joélson, durante seus estudos sobre relevo, acha que é uma boa hora para criar um cartão de estudos. Ele abre em "Cartões" na tela de estudos e tira foto de algumas coisas que acha importante lembrar.



O que você estudou?

Terminou de estudar? Ótimo. Informe o programa quantos exercícios você fez. É possível também deixar um comentário, dúvida ou uma pequena nota sobre alguma parte de seu estudo ou de algum exercício.

Terminou Joélson?
Joélson releu todas suas anotações da aula e fez os 20 exercícios que sua apostila fornecia, mas ficou com dificuldade em 2 deles. Depois de mais de uma hora de estudos ele decide parar e grava seu rápido relatório e a tela volta para o menu principal.



Diário de estudos:

O que acha ter anotado todos os dados de um dia de estudo em um diário organizado e de fácil acesso?
O programa recebe as informações existentes, organiza e monta um inteligente diário contendo as informações necessárias para uma visualização bacana.

A montagem das frases é feita de maneira inovadora. Elas são criadas aleatoriamente, dentro do padrão de tempo, exercícios e desempenho do estudante. Isso, além de diminuir o espaço ocupado pelas informações, garante uma exibição dinâmica desses dados, com mais velocidade que um diário comum. Dessa forma, cada vez que o diário é carregado uma frase diferente surge. O programa também faz um comentário sobre o desempenho dos exercícios que o estudante fez, numa determinada data.

Joélson:
Depois que terminou de estudar, Joélson resolve verificar seu diário de estudos. Ele clica no ícone do calendário, no canto direito da tela, topo da tela. A página se abre e Joélson encontra a tela abaixo.




Relatório diário:

Quando clicamos em algum item da lista acima, é possível ver todos os relatórios de estudos daquele dia. Com isso temos o livre acesso para adicionar, visualizar e editar nossos relatórios.

O programa também permite que publiquemos nosso relatório no Facebook.

Exemplo:
Joélson clica no dia 10/02/2013 e a seguinte tela abre:


Gráficos e tabela:

Sem dúvidas alguma, a melhor forma de observar o desempenho é na observação de gráficos. Tendo em vista isso, o Study gera 6 tipos de gráficos para que o estudante tenha em suas mãos seu desempenho durante dias, semanas, meses e até anos.

Joélson e os gráficos
Depois de ver seu diário, Joélson gostaria de conferir os gráficos. Ele clica no ícone da tabela, no canto direito superior do aplicativo e a tela abaixo se abre. Joélson clica em todos os gráficos.



Gráficos - Desempenho geral

Este é o gráfico mais importante para o estudante. Ele gera o desempenho do aluno nos dias estudados de acordo com o número de exercícios feitos, corretos e tempo de estudo.

Por enquanto, o cálculo de desempenho é feito da seguinte forma:















Baseado na conta podemos observar o seguinte:

  • O tempo de estudo é multiplicado por (1+Taxa de acertos), ou seja, ele permanece no mesmo valor caso o estudante tenha errado todos exercícios (ou não ter feito nenhum) e aumenta progressivamente até dobrar seu valor, caso tenha acertado todos os exercícios daquele dia.
  • Devido a importância dos exercícios, cada um "equivale" como 5 minutos de de estudo ( observe a multiplicação por 300) sendo que cada exercício correto "equivale" a mais 5 minutos. Assim, um exercício correto vale 10 minutos de estudo, enquanto um errado vale metade desse valor.
  • Todos esses minutos são transformados em segundos e se faz a soma. Para que o valor não seja muito grande há uma divisão final por 100. Posteriormente arredondamos para 1 casa decimal.
Exemplo:
  Se Joélson estudou 1:12:20 fez 20 exercícios e acertou 15, a seguinte conta é feita:
  EXT = 20
  TEM = 4340 Segundos
  EXC = 15
  DEC = 15/20 = 0,75 ---> O tempo de estudo terá um acréscimo de 75%

  D = [(4340 * 1,75) + (20+15)*300]/100
  D = [7595 + 10500]/100
  D = 18095 / 100
  D = 180,95 181
  Joélson teve um desempenho de 181 pontos!

Se alguém tiver alguma ideia de como fazer esse cálculo de uma maneira melhor, por favor, não deixe de me mandar uma mensagem no Facebook ou nos comentários do blog. Não dói nada e você poderá ainda aparecer no agradecimentos do programa. Toda ajuda é bem vinda.




Gráficos - Tempo x Dia:

É um gráfico de barras que mostra o tempo e expectativa de estudo daquele dia.


Para mudar sua expectativa de estudos, o estudante acessa as configurações apertando no botão "opções" do celular ou no botão "Config." no topo direito. Lá o estudante programa quanto tempo quer estudar todo dia e tenta fazer com que a barra verde passe da barra azul. É a meta de todos os dias.



Gráficos - Exercícios x Dia:

Esse é na minha opinião o mais maneiro de todos os gráficos. Nele é exibido o número de exercícios total e corretos. O programa faz a subtração deles e completa com a área vermelha os exercícios errados.

O bacana é que fica fácil de visualizar quando você está começando a ir mal: a área vermelha cobre a linha azul, mostrando que seus erros estão maiores que os acertos. Quanto menor a área vermelha melhor para você.


Gráficos - Matérias:

Uma maneira dinâmica de ver quanto tempo você está estudando as matérias. Simples e fácil visualização.




Gráficos - Conteúdos:

O mesmo esquema das matérias.


Gráficos - O que estudar?

A ideia desse gráfico é mostrar para o estudante - baseado em seu desempenho e na prioridade fornecida - a matéria que ele mais precisaria estudar. Claro que isso é muito subjetivo e varia de casos em casos. O estudante deve saber o que ele precisa estudar, o programa é só uma ferramenta de suporte.

Como é feito o cálculo?
Atualmente o cálculo está sendo feito da seguinte maneira:









A única observação é que a necessidade de estudos aceita valores negativos (Para quando o estudante realmente não precise estudar aquilo). Caso alguém saiba uma forma melhor de fazer este cálculo, me avise! Como eu disse antes, toda ajuda é bem vinda.






Tabela:

Um grande resumo de tudo que o estudante já passou.
É uma forma mais mais abrangente e rápida de se observar os dados.

Finalizando...

Obrigado se você leu toda essa página.

Daqui pra frente?
Sempre haverá melhorias no programa. Assim como um ser vivo que nasce, cresce e morre, o Study está apenas no inicio de sua vida. Tenho muitas ideias de como melhora-lo, mas não tenho tempo (e de vez em quando nem entusiasmo) suficiente para isso. Cada melhoria é preciso muita pesquisa no Google, muita ajuda  nos fóruns e muito tempo para pensar em como construir o código.

Para finalizar, como estou fazendo isso totalmente sozinho, não creio que isso está sendo um mal trabalho. Também não vou me cobrar muito, já que no inicio nem eu esperava que o aplicativo chegaria a este ponto. Realmente espero que esse programa ajude muitas pessoas.

Lembre-se: O aplicativo NÃO traz informações, dados e macetes, nem muito menos vai trazer sua aprovação. Isso depende somente de você. Seu esforço, sua dedicação e um pouquinho de sorte irão dizer se você será aprovado. Não é o programa que vai moldar você, e sim você que vai molda-lo da melhor forma que lhe convier. Caso não se adapte, pare de usa-lo, só não exija do programa algo que cabe a você e a sua responsabilidade.


Metas para as próximas versões:
(Não necessariamente na ordem)

■ - Na fila
■ - Em desenvolvimento
■ - Pronto

  1. Criar o item "Redação" no Study, para que seja visto de modo separado de um exercício qualquer.
  2. Criar um Chat unificado para estudantes do Study, onde possam se ajudar em tempo real.
  3. Utilizar o conceito de Gamificação (clique para saber mais) no programa, criando pontos, medalhas, níveis e recompensas pelo desempenho do aluno.
  4. Criar Layouts especiais de acordo com a tela de cada aparelho.
  5. Criar a versão generalizada do Study. Disponibiliza-la em várias línguas.





23 comentários:

  1. Olá, minha sugestão seria criar uma base de dados em um site.
    Pois já precisei resetar meu tablet várias vezes e perdi todas as informações...
    Att.
    Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pela sugestão. Pode ter certeza que vou colocar essa ideia em prática quando for possível.
      Na nova atualização tem o sistema de backup interno para o próprio celular. Acho que isso pode servir para o propósito, pelo menos temporariamente. =D

      Excluir
  2. base de dados no site e edição dos estudos, cometi erro ao lançar e não consigo corrigir

    ResponderExcluir
  3. Minha sugestão seria disponibilizar um gráfico em barra ou planilha com as horas de estudo em cada matéria e conteúdos, hoje somente e possível via gráfico pizza.
    Um problema ocorre quando tento alterar o nome do último conteúdo adcionado, ele não retorna o texto do conteúdo e sim de outro conteúdo, esse problema ocorre normalmente com as últimas matérias.
    Esse e um excelente aplicativo, em breve dou um churros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael, problema resolvido!
      Vai estar ok na próxima atualização. Obrigado por avisar

      Excluir
  4. Parabéns pelo aplicativo Leonardo, era o que eu vinha procurando há um bom tempo. É bastante completo e certamente tem potencial pra se tornar popular. A unica critica é que o app da erro em algumas situaçoes como quando tento selecionar a foto dos cartoes para ampliar e quando adiciono o conteudo em algum relatorio se dia anterior de estudo que eu nao tenha usado o cronometro e queira registrar. Obrigado pelo esforço e pretendo contribuir com os churros pra valorizar o teu trabalho, ja que é merecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gtramon

      Poxa, muito obrigado pelo feedback do aplicativo, vou verificar agora mesmo o cartão de estudos e o esquema do relatório, desculpe qualquer inconveniente, fico quase louco com tanto bug haha.

      Aviso assim que chegar em alguma conclusão.
      Abraços
      Leonardo Mariga

      Excluir
  5. Gtramon, acho que foi seus os relatórios:

    42 minutos atrás
    1.2.0
    LG G2 (g2)
    o programa para ao selecionar a imagem do cartao de estudo na tentativa de ampliar

    e

    45 minutos atrás
    1.2.0
    LG G2 (g2)
    falha ao selecionar o conteudo em um relatorio de dia anterior

    --
    Já estou na procura do erro

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Leonardo, sao esses os meus relatorios sim. Acho que so da problema nos cartoes quando a foto é tirada com muita resoluçao, estou cuidando isso agora. Avaliei na play store. Abraço

      Excluir
    2. Olá,
      Trabalhei a semana inteira em cima do seu problema, pesquisei na internet e realmente é a qualidade da foto. No entanto, com a pesquisa descobri um jeito de reciclar a memória das imagens para que assim não sobrecarregue o programa. Não sei se vai resolver 100% o problema, mas já vai ajudar alguma coisa. Estará na próxima atualização =)
      Abraços

      Excluir
  6. Olá, o problema em adicionar os estudos previamente feitos realmente foi resolvido mas o dos cartoes continua, embora esse não atrapalhe muito por que é só reduzir a resolução da camera que funciona normalmente..
    Outro problema que gostaria de relatar, e esse sim incomoda, é o cronometro reiniciar sozinho quando pausado. Fazer a tela rotacionar é um dos gatilhos, mas muitas vezes é sozinho mesmo ou eu nao percebi o que fez reiniciar.
    Estou fazendo uma doação para incentivar e reconhecer o teu bom trabalho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. O que aconteceu com o aplicativo? Na estou conseguindo salvar mais nenhum registro! Por favor me ajude :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode explicar mais detalhes o que está acontecendo?

      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tipo se o meu celular bloquear a tela o aplicativo Study fecha, se eu clicar terminar ou qualquer outra coisa aparece que o aplicativo parou, logo fecha, assim não to conseguindo fazer nenhum registro. :(

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pode ser porque coloquei muito conteúdo?

    ResponderExcluir
  10. Pode ser porque coloquei muito conteúdo?

    ResponderExcluir
  11. Esse aplicativo tem como fazer login no computador também ?

    ResponderExcluir
  12. Migo o App ta sempre fechando sozinho e não to conseguindo fazer nada

    ResponderExcluir
  13. Quando será disponibilizada uma versão para ios? Troquei de celular recentemente para um iphone e tô sofrendo com a falta desse app, me ajudava muito!

    ResponderExcluir
  14. O aplicativo resolveu meu problema de organização. Agora consigo estudar direito . Muitíssimo obrigada

    ResponderExcluir